Piracicaba é primeiro município a adereir ao “Cidade Amiga da Amazônia”

O prefeito de Piracicaba, José Machado (PT), assinou ontem o “Compromisso pelo Futuro da Floresta”, asumindo a implantação do programa Cidade Amiga da Amazônia no município. Com cerca de 350 mil habitantes, Piracicaba é a primeira cidade do país a formalizar sua participação no programa do Greenpeace. Durante a solenidade de assinatura, o prefeito José Machado disse que Piracicaba “tem todas as condições para assumir os compromissos do programa”. “O governo tem um papel educador e pode colocar a questão ambiental no centro do debate. Somos uma cidade que se preocupa com a conservação ambiental”, disse.

O objetivo do “Cidade Amiga da Amazônia” é que as prefeituras brasileiras implementem políticas de consumo consciente e incentivem o mercado de madeira de manejo sustentável, adotando critérios para a compra de produtos madeireiros não destrutivos provenientes da Amazônia. Para demonstrar que é possível consumir madeira sem destruir a floresta, o Greenpeace trouxe a Piracicaba seis cadeiras e duas mesas de madeira certificada pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal) para a assinatura do termo de compromisso.

A indústria madeireira é uma das principais forças de destruição da Amazônia, maior floresta tropical do planeta. Entre 2001 e 2003, mais de 5 milhões de hectares de floresta foram perdidos, o equivalente a nove campos de futebol desmatados por minuto. Cerca de 85% da madeira produzida na região amazônica é consumida no Brasil ? a maior parte da matéria-prima é oriunda de desmatamentos irregulares ou da extração ilegal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo