Cerca de 250 pessoas, entre empresários e dirigentes de entidades locais, estiveram na noite de quinta-feira na Rua da Cidadania do Pinheirinho para conversar com o novo administrador da regional, Juliano Borghetti, e conhecer o Projeto Comunitário, que começa a ser implantado. Entre outros pontos, o projeto prevê parcerias com a iniciativa privada nos quatro bairros que integram a regional.
Borghetti lembrou que a aproximação da Prefeitura com a população é um compromisso de campanha do prefeito Beto Richa e é um dos princípios de seu governo. "Nenhuma realização é possível quando estamos sozinhos e, por isso, conto com o apoio de todos vocês", disse Borghetti às lideranças. Ele assumiu o cargo afirmando que sua administração será transparente e com a participação efetiva da comunidade nas ações administrativas durante a sua gestão.
O Projeto Comunitário, segundo ele, vai ampliar as ações assistenciais às famílias em situação de risco social, apoiar questões técnicas que envolvem as ações nas regionais e, principalmente, buscar parcerias com a iniciativa privada.
Essas parcerias se darão para elaboração de projetos que estejam integrados com todas as secretarias municipais e núcleos, que possam minimizar os problemas sociais, especialmente os relacionados a problemas com drogas e criminalidade na Região. "Queremos tirar as crianças das ruas e oferecer para elas atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer", afirmou Borghetti..
Idealizado pelo próprio administrador, junto com sua coordenadora técnica, Andréa Flexa, o Projeto Comunitário conta ainda com um departamento exclusivo para atendimento dos representantes da comunidade.
O Programa será gerenciado pela educadora do Núcleo da Secretaria Municipal de Governo (SGM), Marilia Aparecida dos Santos, que irá fazer a intermediação entre a administração pública e as empresas da região. "Primeiro vamos levantar as necessidades da comunidade, para depois promover as ações que a própria comunidade apontar como prioritária", explicou a educadora.
A presidente da Associação de Proteção à Infância e ao Idoso "Vovô Vitorino", Maria Julia Rodrigues, elogiou a iniciativa, lembrando que ao aproximar a Prefeitura dos cidadãos o prefeito Beto Richa cumpre um compromisso de campanha. "Precisamos muito da prefeitura, que é a nossa principal parceira para melhorar a qualidade de vida em nossa comunidade", disse.
Além do bairro Pinheirinho, a Regional também é integrada pelos bairros Capão Raso, Tatuquara e CIC, que atende aproximadamente 180 mil pessoas que residem na Região.