Pilotos do Legacy rompem silêncio e culpam torre

Os dois pilotos do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em 29 de setembro, matando 154 pessoas, disseram nesta sexta-feira (15) que não cometeram nenhuma falha. A afirmação foi feita na primeira entrevista concedida por Joseph Lepore e Jan Paladino desde o acidente. Eles falaram ao programa Today, da rede de TV americana NBC, jogaram a responsabilidade para os controladores de tráfego aéreo brasileiros e criticaram o tratamento que receberam no País. ?Os fatos, quando elucidados, provarão que elas (as acusações) foram erradas?, disse Paladino.

Ao apresentar os convidados do programa, o apresentador Matt Lauer lembrou que muitos americanos não só acham injusto que os pilotos respondam criminalmente pelo acidente, como os consideram heróis, por terem conseguido pousar em segurança após o choque com o Boeing. Eles aterrissaram na Base Aérea da Serra do Cachimbo, no Pará.

?Cumprimos todos os regulamentos e fizemos exatamente o que tínhamos obrigação de fazer?, ressaltou Paladino. Lepore acrescentou: ?É horrível ser envolvido num caso como este.? O jato, de propriedade da empresa de charter americana ExcelAire, com sede em Ronkonkoma, Nova York, perdeu uma winglet (ponta da asa) no choque. O Boeing da Gol caiu na selva amazônica.

?Os controladores de vôo são responsáveis pela administração do tráfego? , disse Paladino. ?Não podemos mudar de altitude sem instruções deles?, reiterou, depois que o entrevistador questionou os dois sobre a altura em que voavam. Paladino insistiu em dizer que ?eram ordens recebidas de terra, de controladores?.

O co-piloto ressaltou várias vezes que eles foram autorizados pelos controladores a voarem a 37 mil pés até os Estados Unidos. ?De repente, sofremos uma sacudida, que não sabíamos de onde vinha?, disse.

Os pilotos disseram ainda que querem que ?a verdade seja conhecida?, e reclamaram dos dois meses em que ficaram com passaportes retidos no Brasil. ?Ficamos presos em nosso hotel, porque o País estava sob comoção, por causa do acidente, e não sabíamos o que poderia acontecer?, disse Paladino.

Indiciamento

Relatório parcial da Polícia Federal acusa a dupla de imperícia, com base nos diálogos registrados pela caixa preta do Legacy, mantidos sob sigilo legal, conforme previsto no Código Militar.O crime tem pena de até 4 anos. Segundo a polícia, os dois só perceberam que o transponder – equipamento que serve para evitar colisões – estava desligado instantes depois do acidente.

O Estado voltou a pedir ontem uma entrevista com os americanos, como faz desde a época do acidente. Os pedidos feitos nos EUA, ao defensor Robert Toricella e à ExcelAire, e no Brasil, ao advogado Theo Dias, não foram atendidos. Com agências internacionais.

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