Piloto brasileiro sofre acidente e abandona o Rally Dakar

O piloto brasileiro Dimas Mattos abandonou nesta quinta-feira (18) a disputa do Rally Dakar após sofrer um acidente com sua moto na 12ª etapa, entre Néma, na Mauritânia, e Kayes, em Mali. Ele sofreu um corte profundo na perna direita, mas não atingiu nenhuma artéria e passa bem. Socorrido pelo helicóptero da organização, foi levado para o centro médico e ainda será transferido para Dakar, no Senegal.

Aos 42 anos, Dimas Mattos é um piloto experiente de rali, mas estava disputando o Rally Dakar pela primeira vez. Até o começo da etapa de hoje, que teve 257 quilômetros entre Ayoûn El Atrôus (Mauritânia) e Kayes (Mali), ele ocupava a 42ª posição na classificação geral das motos.

"Peguei uma raiz escondida e fui ejetado da moto. Acabei batendo em um galho, que cortou minha perna", contou Dimas Mattos, que ainda tentou continuar na prova. "Isso foi por volta do quilômetro 40. Depois eu ainda pilotei quase 100 quilômetros até o primeiro posto de controle, mas quando mostrei o ferimento para os médicos, disseram que eu tinha que abandonar imediatamente.

Com o abandono de Dimas Mattos, o Brasil fica com apenas dois pilotos nas motos. Jean Azevedo completou a etapa em 7º lugar, passando para a 34ª colocação na classificação geral. E Carlos Ambrósio, depois de fazer hoje o 53º tempo, está na 51ª posição.

O líder entre as motos ainda é o espanhol Marc Coma, apesar da vitória do também espanhol Isidre Esteve Pujol na etapa do dia.

Carros

Dois pilotos brasileiros chegaram praticamente juntos na etapa de hoje. Klever Kolberg, ao lado do navegador Eduardo Bampi (Brasil), foi o 20º colocado, enquanto Paulo Nobre, que compete com o português Felipe Palmeiro, terminou na 21ª posição. Eles estão em 61º e 41º lugares, respectivamente, na classificação geral.

O Brasil tem outra dupla na competição de carros. Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan estão em 53º lugar na soma dos tempos, depois da 40ª posição na etapa do dia.

O mais rápido de hoje foi o espanhol Carlos Sainz, mas a liderança está nas mãos do francês Stephane Peterhansel.

Caminhões

O título nesta categoria está praticamente garantido para o holandês Hans Stacey, que venceu a etapa. Já o piloto brasileiro André Azevedo – que compete com Maykel Justo e Mira Martinec – caiu uma posição na classificação geral, ocupando agora o 5º lugar, após chegar em 16º nesta quinta-feira.

Reta Final

Nesta sexta-feira, o Rally Dakar chega ao Senegal, o último país de sua rota. Serão 260 quilômetros de trecho cronometrado entre Kayes, em Mali, e Tambacounda, no Senegal. A prova acaba no domingo, em Dakar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo