O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "o fato de o PIB (Produto Interno Bruto) ter crescido 2,9% é um número maior do que os analistas previam e menor do que aquele que eu desejo e o Brasil deseja". Ele observou que "só podemos falar de crescimento hoje porque a economia está arrumada, senão estaríamos devendo US$ 15,9 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI), teria dívida pública quase insustentável, não se teria reservas comerciais, superávit em conta corrente, e não se teria crédito.

continua após a publicidade

"Hoje podemos até se fazer críticas ao que ocorreu no passado, mas nós tínhamos que pensar o que vai acontecer no futuro. Sou otimista ao futuro e o lançamento do Pólo Petroquímico, aqui no Suape, é a confirmação de que o crescimento é para valer", disse.

O presidente Lula disse também que o PIB não vai crescer por causa da vontade do presidente nem do governo. Segundo ele, a economia vai crescer "à medida em que a gente crie uma dinâmica no País em que as pessoas acreditem que as coisas estão sendo feitas com seriedade".

Lula inaugurou nesta quarta-feira (28) a maior fábrica de resina Pet, em Ipojuca, um município da região metropolitana de Recife, em Pernambuco.

continua após a publicidade