A Polícia Federal já tem os responsáveis, em sua jurisdição, para a colisão entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, que deixou 154 mortos em 29 de setembro: os pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paul Paladino. Segundo o delegado federal Renato Sayão, que preside o inquérito, os dois ?observaram que o transponder e o TCAS estavam desligados por um bom tempo, sem que tomassem as providências necessárias?. O TCAS é o sistema anticolisão e fica ligado ao transponder, que dá a localização do avião.

continua após a publicidade

Segundo Sayão, os pilotos deveriam ter abaixado a altitude ao notar que o equipamento estava desligado ou apresentava problema. ?Ele aparece lá: TCAS off. Dá um alerta. Esse equipamento dificilmente estaria quebrado.

Ele afirma que houve falhas também dos controladores da base de Brasília, mas, como eles não estão sob a jurisdição federal – fica a cargo da Justiça Militar trabalhar no caso -, não poderão ser apontados como culpados pela PF. ?Poderíamos até falar também em culpa do controle do espaço aéreo, mas esbarramos na competência?, disse. ?Até o momento, os únicos que estão sob a jurisdição federal são os pilotos, é a eles que vamos imputar a responsabilidade do acidente.? Sayão descartou que tenha ocorrido erro dos controladores de Manaus ou São José dos Campos.

O fato de os dois não prestarem esclarecimentos contribuiu para o atraso do inquérito e o pedido de mais 60 dias para a conclusão da investigação. A PF interrogou os pilotos antes de indiciá-los em dezembro, mas eles não responderam a nenhuma pergunta.

continua após a publicidade

Sayão enviou perguntas a dois peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. A lista das dúvidas do delegado – a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso – é básica, mas as respostas técnicas são necessárias para concluir o laudo e a investigação. A PF quer saber em detalhes, por exemplo, como funciona o transponder e o TCAS. Perguntou também se é possível confundir os botões que interligam os equipamentos instalados em um mesmo console e se são acionados em conjunto. Há outras questões que, com a ida dos pilotos para os EUA e a recusa deles em depor, podem ficar sem resposta.

A PF está certa de que o transponder não funcionava, mas quer saber se os pilotos não notaram a falha por erro de operação ou desatenção provocada pelo uso de equipamento – laptop ou mini-DVD. ?Acho que na verdade não querem prestar declarações. Não vejo diferença de prestar depoimento aqui ou no processo penal?, disse o delegado.

continua após a publicidade