Representantes de entidades de classe da Polícia Federal farão um ato público amanhã (15) no saguão do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo a Associação Nacional dos Delegados (ADFP), eles reivindicam que o ministério cumpra compromisso firmado no começo do ano passado para diminuir a diferença de remuneração dos servidores da Polícia Federal e dos outros órgãos que integram o sistema criminal. São esperadas cem pessoas na manifestação.

continua após a publicidade

De acordo com a ADFP, enquanto outras carreiras criminais tiveram reajustes entre 130,68% e 311,73% nos últimos quatro anos, a polícia federal teve recomposição pouco superior a 40%, nos últimos doze anos. "Hoje o nosso salário equivale a menos da metade do salário inicial da Magistratura Federal. Essa diferença tem gerado debandada de policiais competentes. De 2005 pra cá, 29 delegados debandaram da PF", disse.

Ainda segundo a ADFP, em fevereiro de 2006, o Ministério da Justiça assinou um compromisso com os servidores da PF de realizar um pagamento de reajuste salarial de 60% em duas parcelas, ainda naquele ano. No entanto, só o primeiro pagamento foi feito, em julho. A reivindicação de que o compromisso seja cumprido.

O protesto ocorrerá um dia antes da posse do novo ministro da Justiça, Tarso Genro, que vai substituir Marcio Thomaz Bastos. Segundo o presidente da ADFP, Sandro Torres Avelar, a data não foi escolhida propositalmente. "Foi uma coincidência", disse. Sobre a nomeação de Genro, Barbosa comentou: "É uma pessoa articulada politicamente e que conhece a Polícia Federal e seus problemas".

continua após a publicidade