Operação da Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira integrantes de uma quadrilha internacional de traficantes de seres humanos. Parte do grupo foi presa no Hotel Barão de Tefé, no centro do Rio de Janeiro. Seis pessoas foram detidas, entre elas cinco cubanos. No momento da prisão, quatro pessoas estavam prontas para serem levadas para os Estados Unidos.
O delegado Felício Laterça, do núcleo de operações da delegacia de Polícia de Imigração, afirma que a quadrilha atuava há 3 anos no Brasil nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Segundo o delegado, um outro integrante da quadrilha, Fábio Francisco de Oliveira, foi preso em Cariacica (ES). Oliveira também é acusado de aliciamento de adolescentes.
Ainda segundo o delegado, o chefe da quadrilha deverá ser preso ainda hoje. De acordo com a polícia, este ano a quadrilha mandou para os Estados Unidos cerca de 100 pessoas – a maioria cubanos – ao preço US$ 10 mil cada um. A quadrilha falsificava passaportes, vistos e documentos de permanência no país. Eles emitiam sempre passaportes chilenos e porto-riquenhos por serem aceitos sem muito rigor pela imigração norte-americana.