A Polícia Federal prendeu hoje em Belém (PA) o gerente da agência do Banco da Amazônia (Basa) do bairro da Pedreira, Ormeu de Farias Pires, que é investigado por corrupção passiva. A prisão faz parte da operação Catuaba, da Polícia Federal, que investiga sonegadores do setor de bebidas em nove Estados do Norte e Nordeste. O mandado de prisão temporária foi expedido pela 4ª Vara Federal de Campina Grande. Segundo o Ministério Público Federal da Paraíba, há indícios de que Farias Pires teria recebido propina para facilitar a aprovação de empréstimos a um grupo acusado de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e irregularidades na venda de bebidas no nordeste do País.
O superintendente da Polícia Federal no Pará, delegado José Sales, disse que o gerente já prestou depoimento sobre seu possível envolvimento com a Engarrafadora Coroa, de Campina Grande (PB), acusada de ser uma das mentoras do esquema de fraudes e pagamento de propina a servidores públicos. “Farias Pires negou ter recebido qualquer vantagem financeira. Um de seus advogados anunciou que iria impetrar um habeas-corpus para que o gerente saia da cadeia antes de se esgotar o prazo de cinco dias do decreto de prisão.
Sales informou que a Polícia Federal ainda procura mais um suspeito de envolvimento com a organização criminosa em Belém. O nome não foi divulgado para não prejudicar o trabalho dos policiais.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna