A Polícia Federal (PF) prendeu, hoje de manhã, o doleiro uruguaio Najun Azario Flato Turner, de 55 anos, condenado e procurado desde o ano passado por crimes contra o sistema financeiro brasileiro. Segundo informe da PF, Najum foi processado em 1992, "quando Cláudio Vieira, secretário particular do então presidente Fernando Collor o apontou como operador financeiro do presidente e intermediário no recebimento e aplicação de milhões de dólares do chamado "esquema PC (de Paulo César Farias)".
Segundo a Polícia Federal, Najun "foi absolvido das acusações, mas foi condenado em 6 de abril de 2004 a 10 anos de reclusão por crimes contra o sistema financeiro (arts. 11 e 16 da Lei 7492/86), agravados pela continuidade das ações (arts. 69 e 71 do Código Penal)".
Najum Turner é negociante de ouro e dólares e tem residência permanente no Brasil, mas estava foragido. Ele foi preso em um imóvel no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, às 6h15. Levado às dependências da Polícia Federal na capital paulista, ele ficará à disposição da Justiça.