Macapá (AE) – A Polícia Federal deflagrou hoje pela manhã a Operação Argus para prender financiadores do tráfico de drogas nos estados do Amapá, Amazonas, Rondônia e Pará. As primeiras prisões na operação, que mobiliza cerca de cem policiais e 50 viaturas em Macapá, aconteceram por volta das 7h. Vinte pessoas haviam sido presas em Macapá e Santana, no Amapá, e o município de Alenquer (PA), até as 14h30.
"Todos os presos são financiadores do tráfico. São pequenos, médios e grandes financiadores", disse o delegado Raimundo Soares de Freitas, superintendente em exercício da PF-AP, e que está coordenando o trabalho. Dos presos, 17 foram levados para a penitenciária estadual. Três permanecem na Polícia Federal porque foram presos em flagrante com armas e drogas.
Distribuição
Segundo Soares de Freitas, as investigações começaram há um ano e oito meses e mostram que a droga é distribuída do Amazonas para os estados do Pará, Rondônia e Amapá. A PF apreendeu também seis carros e duas motocicletas. "Vamos averiguar de que forma estes veículos foram adquiridos. Se foi de forma legal, serão liberados", disse Soares de Freitas.
O delegado não quis informar quantos mandatos de busca e prisão foram expedidos, mas disse que ainda falta cumprir vários. "Estamos com equipes nas ruas para cumprir os outros mandatos."
Esta é a maior operação de combate ao narcotráfico já feita pela PF no Amapá.
Perguntado se políticos e grandes empresários amapaenses estão na lista dos financiadores do tráfico, o delegado disse não saber informar. "Eu não conheço as pessoas de destaque da sociedade amapaense, não sou daqui", disse. Ele prometeu que até o final da tarde divulgará a lista dos presos.