Numa operação realizada na manhã de hoje (13), policiais federais prenderam 17 pessoas no Paraná, em São Paulo e Minas Gerais, acusadas de contrabando, sobretudo de cigarros, do Paraguai para o Brasil. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, que renderam vários documentos, computadores, pedras preciosas, dinheiro, celulares e automóveis.
O maior número de prisões aconteceu em Foz do Iguaçu, onde foram detidas nove pessoas. Também na região oeste do Paraná foram presas duas pessoas em Marechal Cândido Rondon e uma em Santa Helena. Entre os detidos no Paraná está um policial militar, que dava cobertura ao transporte dos produtos. Nas investigações descobriu-se três compradores em Ribeirão Preto (SP) e dois em Passos (MG). Todos foram presos.
A operação foi chamada de Anfíbio, em razão de a quadrilha utilizar tanto as entradas terrestres do Paraná e de Mato Grosso do Sul, quanto os 100 quilômetros de costa do Lago de Itaipu para trazer o contrabando. Os presos serão indiciados por formação de quadrilha, corrupção, descaminho ou contrabando e sua facilitação.