PF encontra R$ 196 mil em fazenda de assaltante do Banco Central

A Polícia Federal encontrou, na madrugada deste domingo, R$ 196,6 mil na sede da fazenda Boa Sorte, em Pium, a 120 km de Palmas (Tocantins). O dinheiro estava escondido numa caixa de isopor, enterrada na sala da sede da propriedade. Na fazenda, os policiais também prenderam Francisco do Nascimento Barbosa, o Chicão, 57 anos, que tem mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal do Ceará. A fazenda, com 47 alqueires, pertence a Raimundo Laurindo Barbosa Neto, preso na última sexta-feira, 1º, em Parnaíba (Piauí), acusado de participar do assalto ao Banco Central de Fortaleza, em agosto de 2005.

A propriedade estava sendo monitorada por agentes federal há cinco meses, segundo a superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Neide Alves Almeida Alvarenga. "Nós sabíamos que a fazenda era de um dos participantes do assalto do Banco Central" , disse.

A Operação Facção Toupeira foi deflagrada em nove estados, depois que a Justiça Federal expediu 60 mandados de prisão e mais de 100 mandados de busca e apreensão de bens que teriam sido adquiridos pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em Tocantins foram cumpridos três mandados de busca, que resultaram na apreensão de veículo e no seqüestro judicial da Fazenda Boa Sorte, em Pium. Em outra cidade, Miranorte, a 80 km da capital, a Polícia Federal deteve dois primos de Barbosa Neto que foram liberados depois de prestar depoimento.

O dinheiro está na Superintendência da Polícia Federal em Palmas e deve ser periciado nesta segunda-feira, para confirmar se as notas pertencem à mesma série das que foram retiradas do Banco Central e só depois os valores serão transferidos para uma agência bancária.

A operação em Pium foi comandada por um delegado da Diretoria de Repressão ao Crime Organizado de Brasília e teve a participação de 50 agentes federais do Tocantins. A superintendência não informou se Francisco do Nascimento Barbosa, também primo de Barbosa Neto, será transferido para Fortaleza (Ceará).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo