Manaus, 05 (AE) – A Polícia Federal do Amazonas apreendeu, durante operação no feriado prolongado do Dia de Finadas, muita munição no município de São Gabriel da Cachoeira, a 900 quilômetros de Manaus, na divisa com a Colômbia. Desta vez foram encontrados cerca de 2,7 mil cartuchos de munição calibre 12, outros 5,8 mil cartuchos calibre 22 e ainda 740 cartuchos de calibre 16. Segundo a assessoria de imprensa da PF, a apreensão aconteceu por volta das 11 horas de domingo.
A PF também recolheu cerca de 2,7 mil ampolas do remédio Glaucantini, para leishmaniose, de uso exclusivo do Ministério da Saúde. A polícia acredita que a munição e os medicamentos eram para os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionais da Colômbia (Farc), que se movimentam na região.
De acordo com a Polícia Federal, os agentes foram avisados por moradores ribeirinhos que várias caixas de isopor desciam boiando pelo rio Negro. No local, além das caixas, a PF encontrou uma canoa de oito metros de comprimento que, ao que parece, foi abandonada com a chegada dos policiais.
Este ano foram registradas duas grandes apreensões de munição no AM. No meio do ano, com apoio da Polícia Civil, foram encontradas mais de 5 mil cargas de baterias antiaéreas, além de munição para fuzil, pistola e detonadores. O material estava em poder de um brasileiro e um colombiano e armazenado em um galpão no centro da cidade.
A Polícia Federal identificou um intenso movimento da guerrilha na cidade colombiano de San Felipe, a cerca de 130 quilômetros da fronteira brasileira. é possível que esse fosse o destino final da munição e dos remédios apreendidos em São Gabriel da Cachoeira.
PF apreende munição e remédios na divisa Amazonas-Colômbia
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade