Divulgação / PF

Uma das armas apreendidas é uma metralhadora com tripé da marca Madsen, 7.62, de fabricação dinamarquesa.

continua após a publicidade

A Polícia Federal em Guaíra, 640 quilômetros distante de Curitiba (PR), apreendeu no último domingo (17) armas usadas em guerras. Elas eram transportadas em uma Kombi motorhome com placa de Florianópolis, pela PR-323, entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. Segundo a polícia, as armas provavelmente se destinavam ao crime organizado de São Paulo e Rio de Janeiro. Quatro pessoas foram presas.

Uma das armas apreendidas é uma metralhadora com tripé da marca Madsen, 7.62, de fabricação dinamarquesa, acompanhada de dois carregadores. A outra arma é um lança rojão Rocket HE 66 milímetros, utilizado pelas forças armadas norte-americanas como artilharia antitanque. De acordo com a PF, três dos presos são moradores de Itaim Paulista e o outro, funcionário público de São Miguel Paulista.

Também foi apreendida outra Kombi com placa de São Paulo, que dava cobertura. Os presos disseram que viajaram sábado até Umuarama, onde carregaram as armas. Em depoimento, um deles disse que já tinha buscado armas em Foz do Iguaçu em outras ocasiões. Afirmou que o contato era feito por desconhecidos em São Paulo, que depositavam o dinheiro prometido em sua conta corrente.

continua após a publicidade

A metralhadora apreendida traz inscrição do Exército argentino e já não é mais fabricada. As forças armadas brasileiras não usam mais o equipamento desde 1996. A arma é capaz de disparar 400 tiros por minutos e os projéteis têm alcance até dois quilômetros. No mês de maio, a PF já tinha apreendido armas militares vindas do Paraguai e destinadas a organizações criminosas do Rio de Janeiro e São Paulo.