Quase 13 toneladas de maconha prensada, produzida no Paraguai, foram apreendidas pela Polícia Federal na cidade de Tacuru, em Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai. A apreensão aconteceu no início da noite de ontem, mas a pesagem dos 12.750 kg terminou hoje pela manhã, na Delegacia Regional da PF de Dourados.
A carga de entorpecente estava sob um carregamento de madeira, na carreta Scania vermelha, modelo 142 HW, placas AGT 9260, de Guaíra (PR), atrelada a um reboque Randon, placas AAZ 7761, de Paranhos (MS). A maconha estava sendo levada para o município de Umuarama (PR), pelo motorista Vander Célio da Silva de 29 anos, residente em Iporã (PR). A apreensão aconteceu na rodovia MS-386, perto de Tacuru. O motorista disse que desconhecia a presença da droga entre a carga de madeira.
É época de colheita de maconha no Paraguai, onde centenas de pequenas lavouras estão sendo colhidas por bóias-frias. Na Fronteira Brasil-Paraguai acontece a Operação Aliança, que reúne policiais dos dois países. O trabalho será encerrado amanhã. Em dez dias foram destruídos 200 hectares de maconha em fase de colheita, além de mais de seis toneladas já colhidas.
Segundo o secretário nacional Antidrogas do Paraguai, Hugo Castor Ibarra, as plantações são de brasileiros narcotraficantes. O superintendente da Polícia Federal no MS, Wantuir Brasiol Jacine, disse acreditar na denúncia e está investigando o assunto.