Petrobras voltará a superar a Vale, prevê Gabrielli

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quarta-feira (16) que a estagnação na produção de petróleo no mercado interno verificada no primeiro trimestre do ano não afetará a meta prevista para a estatal no longo prazo. Segundo ele, o fraco desempenho da estatal no período não deverá se repetir nos próximos meses. "Certamente nós vamos superar a Vale nesse segundo trimestre", disse Gabrielli, referindo-se ao lucro inferior ao da mineradora no trimestre passado.

O presidente da estatal destacou que o efeito câmbio "evidentemente" afeta o caixa da empresa. "A apreciação do real frente ao dólar, da mesma maneira que faz com que nossas importações fiquem mais baratas, impactam nossos resultados devido ao menor rendimento nas exportações", disse. Ele destacou que a empresa é importante na balança comercial do País por ser responsável por 6,5% das exportações e 5% das importações.

Portugal

O presidente da Petrobras disse que a estatal anunciará na próxima sexta-feira a ampliação de atividades em Portugal. O anúncio será feito em Lisboa. O executivo não quis dar maiores detalhes sobre os investimentos, mas confirmou que referem-se a uma ampliação do memorando assinado em julho do ano passado entre a companhia e a estatal portuguesa Galp. Ele não especificou se outras companhias também participarão da parceria para o investimento.

Segundo Gabrielli, a intenção da Petrobras em Portugal é explorar petróleo e gás natural em águas profundas. Ele não quis confirmar que os investimentos atingirão os US$ 400 milhões estimados por outras fontes. O presidente da Petrobras concedeu entrevista na sede do BNDES no Rio, após participação no XIX Forum Nacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo