Petrobras vai investir R$ 40 milhões em programas ambientais

A Petrobras anuncia, esta quarta-feira, 30 de junho, os projetos escolhidos por seleção pública para integrar o Programa Petrobras Ambiental, que investirá R$ 40 milhões em propostas de proteção ambiental com o tema Água ? Corpos de água doce e mar, incluindo a sua biodiversidade. O Programa Petrobras Ambiental acompanha a tendência internacional da valorização do uso racional da água, combatendo seu desperdício, buscando sua recuperação e sua reutilização.

O bom emprego da água é uma das preocupações da Petrobras, que já desenvolveu tecnologia para reutilização de água em suas refinarias, projeto iniciado pela Refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais. A empresa tem feito levantamentos não ligados diretamente a sua área de atuação direta, como a identificação de ecossistemas marinhos em águas profundas (de 700 metros a 2000 metros de profundidade), o que levou a novas descobertas de fauna marinha e sedimentos. Além de cuidados com a segurança ambiental, a empresa se destaca na proteção a espécies ameaçadas, como o peixe-boi, as tartarugas marinhas, as baleias franca e jubarte, o golfinho rotador.

Candidataram-se à seleção pública 1.681 projetos. Para cumprir o objetivo do Programa Petrobras Ambiental, os projetos tinham que propor a recuperação de rios ou matas no entorno de corpos d?água, preservação de espécies de biodiversidade, entre outras ações, levando em conta que a disponibilidade de água no território nacional é heterogênea, variando da escassez à abundância. O Brasil detém 12% da água doce do planeta, mas apenas 1% deste volume está no Sudeste, onde vive a maioria da população do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo