Petrobrás vai explorar gás em costa venezuelana

Caracas (AE-AP) – A empresa brasileira Petrobrás-Teikoko, a hispano-argentina Repsol-YPF, a americana Chevron e a venezuelana Winkler Oil ganharam hoje uma licitação para explorar gás em frente à costa ocidental venezuelana.

Rafael Ramírez, ministro venezuelano da Energia e do Petróleo, anunciou os ganhadores da licitação, correspondente à Fase B do projeto Rafael Urdaneta, situado ao redor da península de Paraguaná, 600 quilômetros a oeste de Caracas.

Ramírez disse que as companhias ganhadoras investirão US$ 61 milhões para iniciar os trabalhos de prospecção e receberão as licenças em 30 de novembro, em um ato que ocorrerá em Paraguaná.

As licenças terão duração de 30 anos e o Estado poderá participar por meio da Petróleos da Venezuela (PDVSA) com uma porcentagem de 35%, uma vez declarada a viabilidade do projeto.

O Ministério da Energia e do Petróleo informou que o gás produzido será destinado preferentemente ao mercado local e o excedente será exportado.

Em outubro, o presidente Hugo Chávez entregou três licenças de gás não associado, correspondentes à Fase A do Projeto, às empresas Gazprom, da Rússia, e Chevron dos Estados Unidos.

O projeto Rafael Urdaneta é formado por 29 blocos, dos quais 18 estão no Golfo da Venezuela e 11 em frente à costa nordeste de Paraguaná.

Ele cobre uma área aproximada de 30 mil quilômetros quadrados, onde se calcula que há 26 trilhões de pés cúbicos de gás em reservas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo