Petrobras vai explorar áreas no Egito

Rio – A Petrobras pretende intensificar a atuação na região do Mediterrâneo e anunciou hoje (2) que vai disputar duas áreas para exploração de petróleo no Egito. A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, que ocupa interinamente a presidência da estatal. Ele não quis, porém, dar detalhes do negócio. No mês passado, a empresa venceu disputa por duas áreas na Turquia, que serão exploradas em parceria com uma estatal local.

O governo egípcio está licitando 20 áreas para exploração de petróleo e gás – 12 delas no Delta do Nilo e o restante no Golfo de Suez. A Petrobras estaria interessada nesta última região por tratar-se de uma bacia marítima, com maiores chances para utilização da tecnologia brasileira de exploração de petróleo. As ofertas pelas áreas devem ser apresentadas até julho, mas a estatal brasileira informou que pretende entregar suas propostas ainda este mês.

Mercado aberto a empresas multinacionais, que conta com a participação de gigantes como a britânica BP e a russa Gazprom o Egito vê sua produção de petróleo cair desde 1996, quando atingiu o pico de 922 mil barris por dia. Em 2004, a produção média foi de 594 mil barris por dia.

No último ano, a Petrobrás ampliou seu interesse na região do Mediterrâneo. Além da recente aquisição na Turquia, a empresa comprou, em janeiro do ano passado, um conjunto de quatro concessões para exploração de petróleo e gás natural na Líbia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo