A Petrobras vai suprir as usinas integrantes do Programa Prioritário de Termelétricas (PPT), situadas na região Nordeste do país, com a energia gerada no sudeste do país, a partir das unidades geradoras da companhia ou das quais é compradora de energia. A minuta do acordo a ser assinado com as usinas integrantes do PPT, que vai viabilizar esse fornecimento, já foi aprovado pela diretoria da estatal em reunião realizada ontem (18).
Segundo a Petrobras, esse acordo estará "recompondo o lastro físico das usinas situadas no Nordeste (Termelétrica Fortaleza ? Endesa e Termopernambuco), com as quais a companhia possui contratos de fornecimento de gás natural.
Ainda na avaliação da empresa, o acordo permitirá a revisão de resolução junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vai viabilizar a normalização das relações contratuais da companhia com as termelétricas e entre elas e as distribuidoras adquirentes de energia elétrica.
A Petrobras esclarece, ainda, que essa recomposição do lastro físico das usinas nordestinas será feito por geração térmica das usinas Eletrobold, Ibiritermo, Macaé Madchant e Três Lagoas.