Rio de Janeiro – A Petrobras pode aumentar os investimentos ao concluir a revisão do plano de negócios para o período 2008-2012, afirmou nesta quarta-feira (16) o presidente José Sérgio Gabrielli.
A revisão, disse ele, deve ser divulgada em julho ou agosto. No plano atual, que contempla o período 2007-2011, o investimento previsto é de US$ 87,7 bilhões.
As declarações foram dadas durante palestra na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, onde acontece o 19º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).
?Os investimentos previstos no plano 2007-2011 já são bastante elevados e o processo de revisão para 2008-2012 provavelmente vai aumentar o volume a ser investido?, previu.
De acordo com Gabrielli, a maior demanda por energia e a ?aceleração do crescimento? no país são as principais razões. Ele afirmou que a empresa não terá dificuldades financeiras para realizar tais investimentos, uma vez que o próprio fluxo de caixa operacional até 2011 será de US$ 87 bilhões – após o pagamento de dividendos aos acionistas.
?Por isso mesmo, esse aumento dos investimentos não vai causar impactos na dívida da empresa, que hoje é bastante baixa?, avaliou. Gabrielli também ressaltou, durante sua apresentação, a importância do mercado brasileiro nos negócios da estatal.
"Nenhuma empresa no mundo no setor de petróleo tem 85% de suas atividades voltadas ao mercado doméstico. E no nosso caso, é uma via de mão dupla, porque tanto o mercado brasileiro é importante para a empresa, como ela é importante para o país, na medida em que é a maior exportadora, a maior importadora e uma das mais ativas em investimentos", afirmou.