A previsão é do presidente da Petronect, Luís Fernando Mendonça, segundo o qual até o fim do ano o portal processará cerca de R$ 530 milhões em negócios por meio da Internet e dobrará os atuais 400 registros de negociação de compra contabilizados pelo site.
O portal, dedicado às áreas de óleo, gás e energia exigiu R$ 22 milhões de investimento e foi inaugurado há um ano pela Petronect. Ele já reúne mais de 350 compradores em 20 unidades da Petrobras localizadas no Brasil, Argentina, Bolívia e Colômbia e mantém cadastrados cerca de 2 mil fornecedores, principalmente de commodities como computadores, periféricos, conexões e válvulas.
“Criamos a Petronect para ganhar tempo e agilidade na negociação com fabricantes e distribuidores e aumentar nossa competitividade e lucratividade”, explica o coordenador de Marketplace da Petrobras, Marco Aurélio Ramos. Segundo ele, a economia promovida com a redução no custo do processo de venda reverte em favor dos compradores. Atualmente, trafegam pela Petronect 5 mil ordens de compra por mês.
Em seu primeiro ano de operação, o portal viabilizou 380 processos de licitação, nove leilões diretos e 40 reversos (modalidade de leilão cujo vencedor é o fornecedor que oferece o menor preço ao comprador), movimentando mais de R$ 350 milhões. “Apesar do pouco tempo atuando nesse universo, a Petrobras está no mesmo nível de modernização dos outros players da indústria do petróleo ao efetuar de 6% a 7% das suas compras por meio da Internet”, exemplifica Ramos.
Entre os serviços oferecidos pelo Petronect estão: as solicitações de cotação e de entregas relativas a contratos assinados, quadros de avisos eletrônicos e os leilões. Progressivamente estão em fase de implantação outros serviços como a gestão de transporte de materiais, estoques e serviços financeiros, uma vez que a Petronect visa fornecer soluções que aumentem a liquidez e, conseqüentemente, o volume de negócios dos participantes do portal.
“Além disso, nesse segundo ano de operação, aumentaremos a integração do portal Petronect com a ferramenta SAP R/3, utilizada pela Petrobras disseminando e consolidando o uso da plataforma na empresa”, informa Fernando Mendonça. Na sua opinião, a fase de pulverizar o conceito do comércio via Internet pelas unidades de negócios já passou. “Agora é aumentar o market share de uso da plataforma dentro das unidades”, complementa.
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