Rio – A Petrobras lançou hoje (11) o Programa Petrobras Cultural 2006, que vai destinar R$ 62 milhões ao financiamento de projetos culturais. Deste total, R$ 46,5 milhões (75%) são para a seleção pública de projetos, cujas inscrições poderão ser feitas, até meados de janeiro, pelo site (www.petrobras.com.br) ou pelos Correios. O resultado será divulgado em maio do próximo ano. Os R$ 15,5 milhões restantes serão divididos entre 100 projetos convidados pelo Conselho Petrobras Cultural.

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O ministro da Cultura, Gilberto Gil, elogiou os critérios de seleção do programa, enfatizando que a seleção pública permite a participação de artistas de todas as regiões brasileiras e não só dos grandes centros urbanos.

Segundo o ministro, com o mecanismo público, é possível abranger, com mais agilidade, todas as regiões. "Amazonas, Nordeste, Extremo Sul, o Oeste brasileiro, áreas distantes dos grandes centros, que de outra maneira teriam mais dificuldade de obter os recursos e ter seus pleitos e suas iniciativas contempladas. Com essas políticas mais abertas, tenho a impressão de que é mais legal", acrescentou Gil.

Entre os projetos convidados, estão o de preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e do Museu Arqueológico de Xingó, em Sergipe. Também serão favorecidos o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, cerca de 30 festivais e mostras de cinema, grupos de artes cênicas, de teatro, dança e circo e a restauração da obra completa do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

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Presente à cerimônia, o cineasta, cujo primeiro filme foi "Rio 40 graus", ficou emocionado ao falar da recuperação de sua obra, que compreende 17 longas-metragem e mais dois filmes de média-metragem. Todo o acervo está guardado no Arquivo Nacional e o projeto de restauração dos filmes vai receber pouco mais de R$ 2 milhões da Petrobras.

"Passamos a maior dificuldade neste ano para comemorar os 50 anos do filme ‘Rio 40 graus’. Não tinha a cópia do filme, porque o negativo se perdeu na cinemateca brasileira. Então, nós tivemos que fazer a comemoração com uma cópia que o Itamaraty produziu em 1995 e que se encontrava nos Estados Unidos com legendas em inglês. Isso dá um exemplo de como o meu acervo estava em perigo", disse Nelson.

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Esta é a terceira edição do Programa Petrobras Cultural. Em 2003 e 2004, a estatal destinou mais de R$ 160 milhões ao patrocínio de cerca de 500 projetos. "Temos satisfação em ver que gente que não tinha o mínimo de acesso às verbas públicas hoje tem total possibilidade de conseguir realizar um sonho. Saltamos de quatro mil projetos inscritos no primeiro ano para 14 mil no ano passado", disse o diretor de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa.