Brasília – Até o ano de 2010, a Petrobras e seus parceiros privados vão investir R$ 171 bilhões em 183 projetos nas áreas de petróleo e gás natural. A intenção é consolidar ainda mais a auto-suficiência do país em petróleo. Também está previsto o aumento da produção e a oferta de gás natural para reduzir a dependência externa.

continua após a publicidade

O plano de investimentos da estatal do petróleo para os próximos quatro anos está incluído no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado nesta segunda-feira pelo Governo Federal.

A meta da estatal é produzir 2,3 milhões de barris de petróleo por dia até 2010. Atualmente, a estatal produz um 1,8 milhão de barris/dia. Serão gastos R$ 135 bilhões na exploração do óleo, na construção de duas refinarias – Pernambuco e Rio de Janeiro – e na remodelagem de outras dez já em funcionamento, e ainda na compra de 26 navios petroleiros.

Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o crescimento das reservas não terá impacto imediato no mercado nacional nos próximos quatro anos, ?mas é elemento fundamental para a continuidade da produção? após esse prazo. ?A meta é chegar em 2010 com o crescimento 20% acima do consumo brasileiro, além de aumentar a produção de óleos leves?, resumiu.

continua após a publicidade

Em relação ao gás natural, a intenção da estatal é pular dos atuais 16 milhões de metros cúbicos para 55 milhões de metros cúbicos em quatro anos, ou seja, mais do que triplicar a atual produção. Para isso, serão construídos 4.500 quilômetros de gasodutos para a distribuição do produto.