Recife – Estudantes de mais de 70 universidades brasileiras estão sendo incentivados a desenvolver projetos de inovação tecnológica nas áreas de petróleo, gás, energia, meio ambiente e segurança operacional. Os autores podem inscrever os trabalhos pela internet, até 30 de junho, para concorrer ao prêmio Petrobras de Tecnologia. O resultado será divulgado em setembro e a premiação ocorrerá no mês de outubro.
O engenheiro de petróleo da Petrobras, Henrique Augusto Cruz Santos, disse que desde março vem percorrendo as universidades de todo o país para divulgar a iniciativa. Segundo ele, idéia é agradecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento da companhia e contribuir com a descoberta de novas tecnologias de interesse para o país.
?Queremos que os trabalhos de pesquisa possam ser utilizados em projetos que agreguem valor aos negócios da Petrobras?, frisou. O engenho disse que o tema preservação do meio ambiente sempre tem participação expressiva de projetos, demonstrando que a preocupação que existe com a poluição, relacionada á indústria de petróleo.
Os vencedores ganharão, além de bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prêmios em dinheiro que variam de R$ 20 mil a R$10 mil, dependendo da graduação que pode ser aluno de iniciação científica, mestrado ou doutorado.
Os professores orientadores dos trabalhos premiados também terão direito a receber a mesma quantia concedida aos alunos beneficiados. Para cada um dos nove temas propostos serão selecionados três trabalhos. Na primeira edição do prêmio, lançado pela Petrobrás em 2004, foram contemplados 27, dos 335 trabalhos apresentados por estudantes de universidades de 18 estados do país.