Petrobras faz concurso para 1,6 mil vagas

Mais uma estatal anuncia concurso público para a ampliação do quadro de funcionários neste período pré-eleitoral. Desta vez foi a Petrobras, que anunciou a abertura de uma seleção para a contratação de 1.608 vagas para 46 cargos de níveis médio e superior. Na semana passada, sua subsidiária Transpetro finalizou as inscrições para um concurso com cerca de 10 mil vagas, sendo 1.537 para contratação imediata Correios, Banco do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), entre outros, engrossam a lista de empresas ou órgãos da adminstração federal que pretendem contratar este ano.

A Petrobras informou que já promoveu 12 concursos desde 2001, dentro de um processo de ampliar o quadro de funcionários para acompanhar a expansão de seus negócios. "Somente neste ano, 3.800 novos empregados devem ingressar na companhia, oriundos das seleções realizadas em 2004, 2005 e 2006", diz nota distribuída pela empresa, que adianta que deve admitir cerca de 9 mil pessoas até 2008. A Petrobras tem hoje cerca de 35 mil funcionários, número que vinha sendo reduzido desde o governo Fernando Collor de Mello.

No final do governo Fernando Henrique Cardoso, porém, a empresa decidiu rever sua política de terceirização, motivada pela série de acidentes ambientais que marcou a gestão Henri Philippe Reichstul. O processo atual, diz a companhia, abrange cerca de 50 cidades em 17 Estados. A empresa informou ainda que há vagas coincidentes com outros concursos promovidos, mas terão preferência os classificados em anos anteriores. Na semana passada, o concurso da Transpetro foi alvo de críticas de representantes da oposição de especialistas no setor, que reclamaram do volume de vagas oferecidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo