Rio – A Área de Negócios da Petrobras assinará nesta sexta-feira e também no sábado Protocolos de Intenções com duas cooperativas do Rio Grande do Sul com vistas ao desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica para a implantação de duas usinas de biodiesel na região. O diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, e o gerente executivo de Desenvolvimento de Desenvolvimento Energético da companhia, Mozart Schmitt de Queiroz, participarão das duas solenidades.
Por tratar-se ainda apenas de um Protocolo de Intenções, a Petrobras não revelou o valor envolvido na instalação das duas usinas. A empresa já investiu cerca de R$ 18 milhões em duas novas plantas pilotos de biodiesel instaladas no Pólo Industrial de Guamaré, no Rio Grande do Norte, com capacidade de produção de seis mil litros por dia de biodiesel. Ao todo, a estatal brasileira possui três unidades pilotos de produção de biodiesel.
Essas unidades experimentais objetivam amadurecer e consolidar as tecnologias desenvolvidas e patenteadas pela Petrobras para a produção de biodiesel a partir o caroço da mamona e de outras oleaginosas.
A primeira das duas assinaturas acontecerá nesta sexta-feira, em Palmeira das Missões, com a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio), que atende a cerca de 30 mil famílias de pequenos agricultores estabelecidos em 63 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul.
O segundo protocolo a ser assinado neste sábado, em Bagé, com a Cooperativa de Biocombustível da Região do Pampa Gaúcho (Biopampa), que atende a cerca de 20 mil famílias de agricultores, em 43 cidades da região Sul gaúcha. A solenidade contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.