Petrobras estima produção de mais 480 mil barris diários em 2007

Rio de Janeiro – A plataforma P-34, cuja entrada em operação foi anunciada nessa segunda-feira (18) pela Petrobras, é uma das quatro novas unidades produtoras de óleo que a estatal coloca em funcionamento até o final de 2007 e que acrescentarão mais 480 mil barris de petróleo diários à produção de óleo nos campos nacionais ao longo do próximo ano ? o equivalente a um incremento de 5,3% em relação à produção média atual.

De acordo com informações divulgadas recentemente pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, esta ampliação no volume de produção está garantida com a implementação da extração de petróleo das plataformas P-50 e a FPSO Capixaba (ambas já em operação), da P-34, que passou a operar ontem, e da plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro (FPSO-RJ), unidade do tipo que estoca, produz e transfere petróleo e gás natural.

Com uma produção diária hoje de cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo, a Petrobras trabalha com projeções que indicam produção diária de 2,3 milhões de barris já em 2008, volume que passará a 2,8 milhões em 2015.

A entrada em operação da plataforma Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte, na bacia de Campos, estava prevista inicialmente para ocorrer até o final deste ano. Houve atraso no projeto, no entanto, e a unidade só deverá começar a produzir óleo no principio de 2007.

Com capacidade de produção de cerca de 100 mil barris por dia, a Cidade do Rio de janeiro também é uma unidade do tipo FPSO – sigla em inglês que define sistemas flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

Ainda nste ano, no entanto, a Petrobras deverá colocar em operação a unidade de Manati, um campo de gás na Bahia, mas que também extrai óleo associado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo