A Petrobras contratou duas sondas para águas ultra-profundas destinada às suas operações de perfuração no Golfo do México, por intermédio de sua subsidiária Petrobras America Inc., com base em Houston, Texas.
O primeiro contrato foi assinado com a Larsen Oil Company, com vigência de cinco anos, para a sonda semi-submersível PetroRig 1, que tem capacidade de perfuração de poços de 10.668 metros no subsolo marinho, em águas de até 3.048 metros de profundidade. O segundo é um contrato de seis anos com a Sevan Marine ASA para o Sondador SSP Sevan, capaz de perfurar poços de até 12.192 metros, em águas de até 3.810 metros de profundidade.
Atualmente as duas sondas estão em processo de construção e devem iniciar as operações no Golfo do México no primeiro trimestre de 2009. O projeto dessas unidades inclui tecnologia de ponta para otimizar as operações de perfuração e completação no Golfo do México.
Com esses contratos, a Petrobras consolida sua posição como uma das principais empresas participantes em águas ultra-profundas do Golfo do México, beneficiando-se de sua experiência em tecnologia offshore, desenvolvida no Brasil. Essas novas sondas fornecerão à Petrobras capacidade de perfuração offshore suficiente para assegurar o cumprimento dos objetivos no Plano Estratégico da Companhia.