A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16), em São Paulo, os patrocínios esportivos da Companhia para 2007. A exemplo do que ocorreu no ano passado, serão investidos cerca de R$ 60 milhões em esportes de rendimento (surfe, handebol, tênis e futebol) e motor (WilliamsF1, Fórmula Truck, Seletiva de Kart Petrobras, Competição SAE Brasil-Petrobras de Baja, Fórmula SAE, Motovelocidade e Rally – por meio da Equipe Petrobras Lubrax).

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"A Petrobras continua a ser uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro", afirmou Claudio Thompson, gerente de patrocínios esportivos da Petrobras, durante entrevista coletiva realizada no edifício da Companhia na capital paulista, que também teve a presença de Luis Fernando Meinicke, o gerente de Planejamento da Comunicação da Petrobras Distribuidora; Carlos Col, presidente da Vicar Promoções, empresa organizadora da Stock Car; e alguns representantes de modalidades patrocinadas pela empresa.

A principal novidade anunciada pela Petrobras é a mudança de formato do apoio à Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro. A Companhia vai desenvolver e fornecer, para todas as categorias da Stock Car (V8, Light e Júnior), uma gasolina especial sem chumbo e com baixo teor de enxofre, diferente da gasolina de aviação (GAV) utilizada até então, mostrando a preocupação da Companhia não só com o meio ambiente, mas também com o bem-estar dos integrantes das equipes.

Segundo Thompson, "fornecer combustível para a Stock Car é um modo de atuar mais forte" na categoria. "A mudança também mostra a preocupação constante da Petrobras em desenvolver combustíveis menos poluentes." Na opinião de Carlos Col, "o fornecimento do mesmo combustível para toda a categoria oferece igualdade de condições às equipes".

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Na Seletiva de Kart Petrobras também haverá mudanças, entre elas a unificação das categorias Graduados A e B, a redução de oito para seis etapas, o aumento de 12 para 14 finalistas, a redução do limite de idade dos pilotos para 20 anos e, principalmente, o aumento da premiação do campeão da Seletiva, que receberá R$ 100 mil.

A Fórmula Truck também apresentará novidades. Este ano, a categoria vai testar, pela primeira vez, o biodiesel nos caminhões, com o objetivo de utilizar o combustível durante a temporada. "A idéia é conciliar o desempenho, a durabilidade do motor e as condições ambientais", informou Meinicke.

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A principal ação da Petrobras no esporte em 2007, porém, será o patrocínio aos Jogos Pan-Americanos, em julho. "Por ser uma das maiores empresas da América, nada melhor do que apoiar o maior evento esportivo do continente", disse Thompson. "A Petrobras é, historicamente, uma empresa que se preocupa em apoiar modalidades olímpicas, como a vela, o handebol e o próprio tênis, por meio da Copa Petrobras."

Surfe

A Petrobras também vai manter o apoio ao surfe brasileiro, patrocinando quatro grandes torneios: a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, o Circuito Petrobras de Surfe Feminino, o Petrobras Longboard Classic e o Festival Petrobras de Surfe. Os eventos contribuem para o crescimento da modalidade no país e, conseqüentemente, dá oportunidade para atletas de Norte a Sul terem acesso à elite do surfe brasileiro e disputar vagas nas principais divisões do surfe mundial.

De acordo com Rico de Souza, organizador do Petrobras Longboard Classic, nunca houve uma empresa que desse tanto suporte ao esporte com a Petrobras. "O surfe ganhou uma estabilidade inacreditável depois desse apoio", garantiu Rico, que antecipou que a cidade de Vitória (ES) vai abrigar, pela primeira vez, uma das etapas do Longboard este ano.

No ano do Pan-Americano do Rio de Janeiro, o handebol também continua com o apoio total da Petrobras. Além de manter o apoio a todas as categorias (adulta, júnior, juvenil e cadete) a Companhia continuará patrocinando a Liga Petrobras de Handebol, que reúne as melhores equipes do país na disputa pelo título nacional.

Segundo Thompson, além de continuar a parceria com o handebol, o objetivo é também ampliar a visão social deste esporte. "Nossa preocupação é contribuir para o ciclo olímpico do handebol brasileiro, que é o primeiro nas Américas, e ao mesmo tempo, investir no esporte como instrumento de inserção social, por meio do projeto Mini Hand, criado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e direcionado a crianças de todo o país, com idade de 8 e 12 anos."

Em 2007, será realizada a quarta edição da Copa Petrobras de Tênis, que se tornou o principal torneio da série Challenger da América Latina, atraindo alguns dos principais tenistas do continente em busca de pontos preciosos no ranking da ATP. Um desses tenistas é o brasileiro Flávio Saretta. "A Copa Petrobras é fundamental para os jovens que estão em início de carreira a também para os mais experientes, que buscam recuperação no ranking", analisa o tenista.

Thompson anunciou ainda a criação da Gincana Petrobras de Esporte, evento que vai reunir, em Pernambuco, esportes patrocinados pela companhia (surfe, handebol e kart), além de uma corrida de 5 km aberta ao público.