Rio de Janeiro – Em nota à imprensa divulgada há pouco, a Petrobras informa que confia na manutenção do fornecimento do gás que importa diariamente da Bolívia.
"O contrato de suprimento de gás em vigor entre Petrobras e YPFB vem sendo cumprido de forma integral desde 1º de julho de 1999. Durante esse período, a empresa estatal boliviana honrou as quantidades contratuais demandadas pela Petrobras?, afirma a nota.
A estatal informa, ainda, que sua subsidiária Petrobras Bolívia, operadora dos principais campos fornecedores de gás para esse contrato, realizou ?os investimentos necessários para manter a capacidade de produção compatível com os compromissos assumidos?.
A nota, divulgada em razão de notícias veiculadas sobre ?eventuais dificuldades? que a YPFB teria para manter o suprimento ao Brasil, destaca que ?a Petrobras manifesta sua confiança na capacidade da YPFB em manter as entregas programadas até 2019?.
Atualmente, a Petrobras recebe por dia cerca de 24 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia ? o equivalente a 50% de todo o consumo nacional de gás natural. Pelo contrato, o volume pode chegar a 30 milhões de metros cúbicos diários.