A Petrobras anunciou nesta quarta-feira a aquisição de 51% do capital da Gaseba, empresa concessionária responsável pela distribuição de gás natural em Montevidéu, no Uruguai. A aquisição ainda está sujeita à conclusão e assinatura de um acordo de compra e venda entre a Petrobras ao grupo francês que detém os direitos da concessão e ao comprimento de determinados trâmites legais, particularmente junto aos acionistas minoritário da Gaseba.
Segundo nota da estatal brasileira, com esta aquisição a empresa irá ampliar sua atuação na área de gás natural no Uruguai, que teve início no ano passado, com a aquisição do controle acionário da Distribuidora Conecta, também uma concessionária de gás natural, mas com atuação fora da área metropolitana de Montevidéu.
A Gaseba detém a concessão para a distribuição de gás natural, em um mercado que é regulado para clientes com consumo inferior a 5.000 metros cúbicos diários do produto. A validade da concessão é de 30 anos e vai até janeiro de 2025, abrangendo a Província de Montevidéu, com os seus cerca de 1,4 milhão de habitantes.
A iniciativa está incerida na estratégia da estatal brasileira de se tornar, cada vez mais, uma empresa integrada de energia com enfase de atuação, principalmente, na América Latina.