A intensificação do caos aéreo nos últimos dias começou a dobrar a resistência dos parlamentares do PT em relação ao pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Hoje, o deputado petista Assis Miguel do Couto (PR) ocupou a tribuna da Câmara para afirmar que era a favor do funcionamento da CPI e que os parlamentares podem dar uma colaboração importante para o governo solucionar o problema dos aeroportos brasileiros. Foi a primeira manifestação pública de um parlamentar do PT a favor da abertura da CPI.
"A CPI pode ajudar o governo a encontrar um caminho para resolver todos esses problemas", explica o deputado paranaense, que por conta da crise da aviação acabou tendo que desistir de viajar na quinta-feira de Brasília para Francisco Beltrão (PR), onde participaria de uma reunião de cooperativas.
O deputado também avalia que não há restrições de a CPI acabar investigando contratos feitos pela Infraero para obras em aeroportos. "Se for feita uma CPI séria, que ajude o País, não vejo nenhum problema para seu funcionamento. E se a CPI tiver que investigar contratos, qual é o problema? Hoje, existem gargalos no sistema de infra-estrutura aérea brasileira que o Congresso tem a obrigação de ajudar a encontrar uma solução", garante.
Apesar de o PT ter preferido até agora barrar a abertura da CPI por entender que a oposição pretende usar politicamente as investigações, Assis do Couto avalia que a discussão sobre o seu funcionamento deveria ser feito entre os parlamentares da bancada petista. "Espero que o PT discuta esse assunto", afirma.