As quase mil crianças que participam do 6º Encontro Estadual dos Sem Terrinhas, em Quatro Barras, se reuniram, nesta terça-feira (11), com o governador em exercício, Orlando Pessuti, em frente ao Palácio Iguaçu. Uma comissão, formada por professores e alunos de vários assentamentos do Paraná, entregou uma pauta de reivindicações ao governo do Estado. Na lista, vários itens ligados à educação, como a criação e ampliação das escolas itinerantes nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
?Eu entendo perfeitamente as necessidades dessas pessoas que vivem no campo, pois vivi até os meus 17 anos numa pequena propriedade rural. Por isso, defendo uma escola diferenciada, voltada às pessoas que vivem no campo?, afirmou Pessuti, durante a reunião com a comissão. Depois de ouvir todos os itens da pauta, o governador em exercício assumiu o compromisso de levar todas as solicitações à Secretaria de Estado da Educação e ao governador Roberto Requião. ?Vamos encontrar os melhores mecanismos para atender o que foi solicitado. O governador Requião não está apenas envolvido com este assunto, mas totalmente comprometido com as reivindicações que estão sendo feitas?, enfatizou.
Segundo Pessuti, o governo do Paraná tem um forte compromisso com a agricultura familiar e a reforma agrária, e é por isso que tem criado tantos programas voltados a área rural como o Fundo de Aval, Leite das Crianças e Irrigação Noturna.
Para a coordenadora de educação do MST no Paraná, Izabel Grein, o encontro, que tem como lema ?Educação do Campo, Direito Nosso Dever do Estado?, é realizado nacionalmente e visa melhorar as condições de ensino das crianças que moram nos assentamentos, celebrar o Dia da Criança, fazer crescer a identidade do MST e o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente. ?A criação e ampliação dessas escolas itinerantes, que são localizadas nos assentamentos, é de extrema importância, não só no Paraná, mas no Brasil inteiro?, reforçou.
Nestas escolas ? continua a coordenadora – o princípio educativo parte sempre da realidade que vive cada criança. A partir disso, ampliamos para os conhecimentos gerais. Além dos conhecimentos de como se faz uma agricultura orgânica, agro-ecológica e convencional.
Para ela, o governo do Estado tem acolhido bem as reivindicações do MST. ?A escola itinerante está funcionando há dois anos, em parceria com a Secretaria da Educação. Temos hoje 9 escolas, 200 educadores trabalhando e mais ou menos 2.400 crianças matriculadas?, falou Izabel.