O governador em exercício Orlando Pessuti participou, nesta quarta-feira em Maringá, da primeira de uma série de reunião que o Governo do Estado pretende promover com diretores de representações de secretarias e autarquias no interior. “A proposta de mudança deste Governo inclui o perfil de ação governamental e, por isso, iremos promover estas reuniões para que as estruturas das secretarias possam trabalhar de forma ainda mais integrada”, explicou.
Pessuti destacou o programa Leite das Crianças como um exemplo de ação governamental implantada em conjunto – o programa envolve as secretarias da Agricultura, Educação, Saúde e Trabalho ? e os objetivos alcançados pelas reuniões semanais de secretários de Estado e diretores de autarquias. “Assim como o programa do leite, nós podemos destacar ainda o programa de Proteção e Recuperação da Mata Ciliar, desenvolvido pelas Secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente e da Educação, e que acabou coincidindo felizmente com a Campanha da Fraternidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, disse.
O governador salientou ainda que a parceria entre órgãos permite ampliação das alternativas para obtenção de financiamentos para projetos. “É uma forma do Governo adquirir mais investimentos do governo federal e de instituições internacionais para o desenvolvimento, como o Banco Mundial (Bird)”, explicou.
Ao adiantar parte da pauta da reunião do secretariado desta quinta-feira, Pessuti anunciou duas boas notícias para o funcionalismo reservadas pelo Governo do Estado para o Dia do Servidor Público, que será comemorado neste dia. “Nós iremos lançar a Escola de Governo, para a capacitação do servidor e a cooperativa de crédito do funcionário público, que vai permitir que o servidor busque financiamentos sem ficar sujeito aos juros exorbitantes das instituições financeiras”, antecipou.
A reunião teve a participação de representantes das secretarias do Meio Ambiente, Educação, Trabalho e Agricultura além de empresas e autarquias como Ipem, Cohapar, Sanepar e Copel.
Pessuti também visitou o prefeito de Maringá, João Ivo Callefi, que falou sobre o andamento das obras da Sanepar na região norte do município ? que somam investimentos de R$ 12 milhões neste ano ? e do asfaltamento de ruas de seis bairros.