Pessuti entrega equipamentos para 200 produtores de bicho da seda

O vice-governador Orlando Pessuti entregou, na noite de quinta-feira (8), 200 roçadeiras costais motorizadas para os produtores do bicho da seda, em Alto Paraná, no Noroeste do Estado. Os equipamentos foram adquiridos pelo programa Paraná 12 Meses, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que prevê a entrega de 1.868 roçadeiras a produtores do Estado. O lote inteiro custou R$ 1,071 milhão. ?Mas o equipamento não terá custo algum para os produtores, porque é a Fundo Perdido?, esclareceu o vice-governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Newton Ribas, destacou que a produção do bicho da seda é um dos focos do Governo do Estado, que tem compromisso firmado com os pequenos agricultores do Paraná. ?Este governo tem investido muito na diversificação das lavouras e no desenvolvimento da agricultura familiar?, afirmou.

O Paraná é responsável por 90% da produção nacional do bicho da seda, com cerca de 8 mil produtores. ?Aqui, em Alto Paraná, temos uma associação de produtores das mais atuantes e organizadas?, avaliou o vice-governador, ao ressaltar que a entrega das roçadeiras era o ?cumprimento do compromisso firmado com os produtores do bicho da seda, para o desenvolvimento da atividade?.

De acordo com Pessuti, as roçadeiras vão proporcionar crescimento em torno de 30% na produtividade, porque evitam o desperdiço. ?Com elas, os produtores vão poder fazer um escalonamento maior na poda das amoreiras?, disse. As 200 roçadeiras entregues, nesta quinta-feira, vão beneficiar produtores de 19 municípios daquela região, que inclui Paranavaí.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo