O vice-governador Orlando Pessuti participou nesta quinta-feira (8), na Prefeitura de Cascavel, da assinatura de convênio de cooperação técnica entre a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel (Fundetec) e representantes da cidade canadense de Saint Hyacinthe, um dos maiores centros tecnológicos das Américas na biotecnologia alimentar e ambiental. ?Essas empresas são importantes para transformar Cascavel num centro referência do agronegócio?, disse Pessuti.

continua após a publicidade

O acordo de parceria entre os dois municípios vai permitir que Cascavel seja transformada num centro tecnológico, no setor agroalimentar, com a implantação de agroindústrias de ponta. ?Saint Hyacinthe tem 60 mil habitantes e cerca de 480 empresas de base tecnológica, algumas delas dispostas a se instalar em Cascavel. São empresas que detêm tecnologia de nutrição animal, de melhor aproveitamento do leite para produção de queijos finos. Estamos desenvolvendo uma política de aproximação com eles?, afirma Mário Bracht, presidente da Fundetec.

Pelo menos dez empresas canadenses já demonstraram interesse em se instalar em Cascavel, segundo Bracht. A primeira empresa já chegou. É a Semex, que usa o que há de melhor e mais moderno na produção de sêmem para bovinocultura de leite. Mario Bracht lembrou que a presença da Semex no Paraná vai ajudar a desenvolver o programa Leite das Crianças, mantido pelo governo do Estado.

A empresa canadense tem tecnologia de melhoramento genético, o que pode ajudar a aumentar e melhorar a produção de leite em nosso Estado. ?Estamos buscando no Canadá parceiros que não sejam concorrentes das empresas paranaenses, mas que sejam complementares, como é o caso de uma empresa que atua no setor da nutrição animal?, afirma Bracht.

continua após a publicidade

Na opinião do vice-governador Orlando Pessuti, a parceria vai transformar a bacia leiteira do Paraná numa das melhores do mundo. O governo do Estado pretende investir R$ 150 milhões no setor, boa parte na compra de embriões e matrizes, na instalação de laboratórios e na organização dos produtores.