Brasília – As empresas que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda (DIPJ) deste ano têm prazo até quarta-feira (30) para prestar contas à Receita Federal. Quem perder o prazo pagará multa mínima de R$ 500,00.

A exigência do documento é para as pessoas jurídicas que optam pelos regimes de tributação no lucro real, presumido e arbitrado. O prazo para as demais empresas ? como as imunes, as isentas e enquadradas no Simples ? terminou em 31 de maio. Estão dispensados da entrega os órgãos públicos, as autarquias e fundações públicas, entre outros.

A Receita Federal já recebeu 388,5 mil declarações, das quais 61,6 mil por lucro real, 325,8 mil por lucro presumido e 1.036 pelo lucro arbitrado.

Em 2003, foram totalizadas 852.039 mil declarações, já incluindo as entregues fora do prazo. Dessas, 199,1 mil pelo lucro real e 651,2 mil pelo lucro presumido. O restante foi entregue por empresas que optam pelo lucro arbitrado.

Para enviar as declarações, as empresas podem utilizar os programas disponíveis na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

As informações são da Receita Federal

continua após a publicidade

continua após a publicidade