Pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) encontraram resultados de trabalhos no manejo da fertilidade do solo fazendo com que as pastagens multipliquem por cinco os ganhos obtidos. Na avaliação de técnicos do Instituto a expansão dos rebanhos e os melhoramentos na produção resultaram em muita oferta de carne no mercado. Além disso, os recentes problemas sanitários e o baixo poder aquisitivo da população fizeram os preços despencar.
O pesquisador José Jorge dos Santos Abrahão diz que mesmo com o aumento nas exportações o cenário ainda não é dos mais favoráveis. ?O produtor precisa se readaptar às realidades do mercado, reaprender a administrar. É uma questão de sobrevivência. Ou se adapta ao modelo, melhorando administrativamente, ou quebra?, afirma.
Segundo Abrahão, a opção por melhorar a qualidade dos rebanhos é um grande passo para o produtor obter resultados cada vez mais positivos, investindo, principalmente, em nutrição animal.
No Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR), o criador pode conferir as características de 14 variedades de forrageiras e receber orientação sobre as melhores práticas de manejo da fertilidade do solo e manejo da pastagem. De acordo com a pesquisadora Simony Marta Bernardo Lugão, o potencial de produção depende, diretamente, do manejo.
O trabalho do Iapar é intensificar a orientação ao pequeno produtor para que ele possa aumentar a produção de carne e leite. ?Utilizando materiais como os que estão expostos, e seguindo as orientações, o produtor pode aproveitar melhor a área de pastagem, passando de um para cinco animais por hectare, com um custo muito baixo. Aliás, a pastagem ainda é a forma mais barata de alimentação animal?, ressalta Simony.
O manejo da fertilidade exige a análise de solo e o produtor deve obedecer as orientações técnicas. ?A maioria dos solos de pastagem tem problemas de fertilidade de solo. Fósforo e nitrogênio são os nutrientes de maior deficiência no estado?, revela José Abrahão. ?Não adianta produzir pasto e não ter os cuidados necessários?, completa Simony. Tifton, capim-pioneiro, braquiárias, milheto, amendoim forrageiro, entre outros materiais, estão na área de pecuária do Iapar, durante o Show Rural da Coopavel.