Pesquisadores internacionalmente reconhecidos reúnem-se em Maringá, de domingo (13) a quarta-feira (16), para debater os estágios atuais da pesquisa científica, inovação tecnológica e emprego na área de vidros. O evento, organizado pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), engloba a sétima edição brasileira e a terceira internacional do Simpósio sobre Vidros e Materiais não Cristalinos.

continua após a publicidade

No programa estão incluídas 17 palestras, oito ministradas por pesquisadores vindo dos Estados Unidos, França, Rússia, Alemanha e Portugal, e as outras nove proferidas por pesquisadores brasileiros, detentores de trabalhos relevantes nessa área, incluindo o professor Luiz Roberto Evangelista, da UEM. Também estão programadas 39 apresentações orais e 165 painéis.

A produção mundial de vidros representa dezenas de bilhões de dólares anuais, sendo de aproximadamente US$ 2 bilhões/ano no Brasil. Devido as suas propriedades estéticas e funcionais, o uso desse material tende a aumentar significativamente. Com um mercado tão promissor, o domínio da indústria do vidro é um parâmetro de desenvolvimento de um país. A afirmação é da Revista Science (volume 305 de 2004), uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo.

continua após a publicidade