Pesquisadores do Iapar lançam livro sobre seqüestro de carbono

Uma equipe de seis pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, participou da elaboração do livro ?Seqüestro de carbono: quantificação em seringais de cultivo e na vegetação natural?, recém-publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Embrapa.

Os pesquisadoresque participaram da criação do livro foram Jomar de Paes Pereira, Dalziza de Oliveira, André Ramos, Celso Jamil Marur, Paulo Henrique Caramori e Heverly Morais.

O livro traz resultados de pesquisa obtidos em teses de mestrado e doutorado conduzidas na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e também os experimentos conduzidos pelo Iapar na região de Paranapoema, no noroeste do Estado do Paraná.

O trabalho quantificou o carbono acumulado ao longo do tempo em plantação comercial de seringueiras e também os fluxos de carbono associados, através da respiração das raízes e organismos do solo, ciclagem de nutrientes e outros aspectos.

As pesquisas relatadas no livro demonstraram o elevado potencial de fixação de carbono pela seringueira, tornando possível a exploração desta planta para projetos de reflorestamento e também na composição de áreas de reserva legal. Tanto o reflorestamento quanto a reserva legal são formas possíveis de obtenção de créditos de carbono.

O projeto do Iapar contou com a parceria da Universidade de Guelph, no Canadá, e com o apoio financeiro do Instituto Inter-Americano para Pesquisas em Mudanças Climáticas (IAI).

Os interessados em adquirir um exemplar podem entrar em contato com o editor, doutor Antônio de Pádua Alvarenga, pelo e-mail padua@epamig.ufv.br ou pelo telefone (31) 3891-2646. A Embrapa também está disponibilizando o livro cobrando apenas o custo da postagem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo