Pesquisa revela que paranaense solteiro casa mais cedo

Homens solteiros do Paraná foram os que casaram mais cedo no ano passado, se comparado com os outros estados brasileiros. A informação foi divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2008.

Segundo o estudo, a média de idade dos jovens paranaenses na data do casamento era de 27 anos. Por outro lado, os solteiros a casar com mais idade foram os de Amapá e Acre, com média de 32 anos. A pesquisa avaliou índices envolvendo nascimentos, óbitos, óbitos fetais, casamentos, separações judiciais e divórcios ocorridos em 2008.

Para o analista do IBGE do Paraná, Luis Alceu Paganotto, na maioria dos pontos da pesquisa o Estado manteve a média nacional. Porém, quando o assunto é casamento os paranaenses se sobressaem. Um exemplo disso é a média com que as mulheres se separam no Paraná.

“No Estado, essa média entre os homens é de 38 anos, assim como no restante do Brasil. Por outro lado, os números mudam quando o assunto é a idade em que as mulheres paranaenses se separam. No Brasil essa idade é de 35 anos, enquanto no Paraná a média é por volta dos 34 anos”, compara.

No Paraná, o tempo médio de duração do casamento (12 anos) também segue o nacional. “O que muda por aqui é o tempo médio entre o casamento e o divórcio: 16 anos. A razão disso é o processo de divórcio, que é mais complicado e leva mais tempo para ser efetivamente concluído. Além disso, para acontecer o divórcio, é preciso já estar separado, o que demanda mais tempo”, ressalta o analista.

Ainda no casamento, as mulheres do Paraná se destacaram na idade média em que entram em uma união estável pela segunda vez. “Por aqui, entre os homens, novamente a idade foi a mesma que a registrada em âmbito nacional: entre 40 e 44 anos. Para as mulheres, essa média cai para entre 30 e 34 anos”, compara Paganotto.

Com relação às separações no Paraná, o analista destaca que por aqui, a cada cinco processos de separação um envolve casais que já tinham uma união estável há, pelo menos, 25 anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna