A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP) realizou, no último mês de agosto, a pesquisa ?Avaliação do recall das advertências em anúncios de medicamentos isentos de prescrição? encomendada à Inestra/Ibope, com o objetivo de avaliar a propaganda de medicamentos e as advertências que são veiculadas nos anúncios dos produtos.
Foram realizadas 400 entrevistas nos pontos de grandes fluxos e farmácias do Estado de São Paulo, com 50% são do sexo masculino e 50% são do sexo feminino e com faixa etária entre: 138 pessoas ? 18 a 30 anos; 155 pessoas ? 31 a 50 anos e 107 pessoas – mais de 51 anos.
?Com a realização da pesquisa, foi possível comprovar que várias mensagens de advertência na propaganda podem confundir o consumidor brasileiro, uma vez que nós avaliamos apenas as mensagens em vigor atualmente. Nossa sugestão é que seja feita uma advertência genérica, no entanto educativa que leve o consumidor a procurar informações, dessa forma conscientizando a população?, explica Dr. Aurélio Saez, presidente executivo da ABIMIP.
?A proposta não é despoluir os anúncios e as propagandas e sim ter uma recomendação genérica e educativa, pois conforme o estudo os consumidores tendem a não comprar medicamentos que não conhecem sem antes buscar informações?, argumenta Saez. Conforme os dados do estudo, 75% dos consumidores não compram produtos que não conheçam, de propaganda que ouviram ou viram, mesmo servindo para algum problema que eles têm ou costumam ter.
O estudo revelou ainda que mais de 80% dos entrevistados não conseguem identificar que os medicamentos a base de ácido acetilsalicílico são aqueles que não devem ser tomados em caso de suspeita de dengue. Esse número constata que os consumidores se recordam da mensagem de advertência, mas não identificam o princípio ativo e consequentemente os produtos que utilizam a substância. Outra informação importante é que 40% dos entrevistados não se lembram quais os produtos que estão associados à mensagem de advertência sobre a dengue.
Destacam-se ainda no estudo os hábitos de consumo de medicamentos isentos de prescrição, a lembrança espontânea dos produtos promovidos na mídia eletrônica, as mensagens de advertência inclusa nas propagandas, reação frente a propaganda de um novo medicamento, entre outros.
Atualmente, a entidade congrega os maiores fabricantes deste setor, representando aproximadamente 85% do mercado. O compromisso da ABIMIP é desenvolver a cultura do uso responsável de medicamentos, conceito reconhecido pela OMS por ajudar e tratar sintomas e males menores, por meio de medicamentos isentos de prescrição médica.