A pesquisa viabilizada pela Pastoral da Criança e intitulada “Saúde e Nutrição Infantil em Áreas Pobres do Norte e Nordeste do Brasil: avaliando indicadores e propondo intervenções” será divulgada na próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 14 horas, durante Assembléia Geral da Pastoral da Criança, em Curitiba.
O trabalho, de autoria de Juraci Almeida Cesar e Tatiane Gonçalves, foi desenvolvido em nove municípios pobres das regiões Norte e Nordeste e revela indicadores como escolaridade da população, qualidade da assistência ao pré-natal, situação dos programas de governo como o Bolsa-Alimentação, renda familiar, assistência pré e perinatal, padrão de utilização de serviço de saúde, entre vários outros.
Com base nos resultados obtidos, o trabalho constatou a necessidade urgente de implementar ações básicas nestes municípios. Assim, a pesquisa disponibiliza uma série de recomendações para melhorar a qualidade de vida da população destes locais.
A pesquisa teve como objetivo conhecer o ambiente onde as crianças pesquisadas vivem e avaliar a magnitude dos principais fatores de risco a que estão submetidas.
Entrevistadores treinados visitaram, ao longo de três meses, cerca de 3 mil domicílios em 18 áreas (rurais e urbanas) dos nove municípios. A pesquisa foi realizada com recursos do Criança/Esperança ? um projeto Rede Globo/Unicef, Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Pastoral da Criança vai atuar nestes nove municípios pesquisados e em outras 23 cidades brasileiras, desenvolvendo o “Projeto de Intervenção em Áreas de Risco”. Estes municípios foram selecionados com base na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto se soma a outras iniciativas como o programa “Exigências Éticas e Evangélicas para a Superação da Fome e da Miséria”, da Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).
A pesquisa será apresentada para todos os coordenadores da Pastoral da Criança dos 27 estados brasileiros, reunidos em Assembléia Geral da entidade. Após a apresentação, o pesquisador Juraci, a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, e o Arcebispo de Botucatu e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom Aloysio José Leal Penna, estarão à disposição da imprensa.