O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a vantagem sobre os outros candidatos na pesquisa presidencial do Ibope divulgada no Jornal Nacional, da Rede Globo, e venceria as eleições já no primeiro turno. Lula obteve 47% das intenções de votos, um acréscimo de 1 ponto percentual em relação à última pesquisa divulgada pelo instituto, em 10 de agosto. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) manteve os 21% da última sondagem. Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% das intenções de voto, ante 51% da última pesquisa divulgada, e Alckmin 32% (na pesquisa anterior tinha 33%).

continua após a publicidade

A senadora Heloísa Helena (PSOL) apareceu com 12% das intenções e o senador Cristovam Buarque (PDT) com 1%. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) apresentaram 1% das intenções. O candidato Rui Pimenta (PCO) não atingiu 1% das intenções. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Votos brancos e nulos totalizaram 8%, e indecisos, 9.

Em relação a avaliação do governo Lula, o percentual dos que consideram a administração do presidente boa ou ótima manteve-se em 41%. Os que consideram o governo regular aumentou de 35% para 37%, e ruim ou péssimo subiu de 21% para 22% nesta pesquisa.

O levantamento foi registrado em 11 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 13290/2006. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em todo o País entre os dias 14 e 18 deste mês.

continua após a publicidade