Pela primeira vez no ano, a expectativa dos especialistas para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de queda. O Boletim Focus, distribuído hoje pelo Banco Central, revela que eles esperam alta de 5,68% para o ano. Esse valor ainda está acima da meta traçada pelo Banco Central e o Fundo Monetário Internacional, que é de 5,1%.
No mês, os especialistas calculam que o IPCA fique em torno de 0,57%, abaixo dos 0,60% estimados na pesquisa anterior e da inflação de janeiro, que foi de 0,58%. Para março, porém, as expectativas de inflação passaram de 0,44% para 0,45%.
A pesquisa Focus mostrou também que há quatro semanas os especialistas apostam na queda dos preços no atacado. A previsão para o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu de 6,10% para 6,07% na semana, e a do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desceu de 6,10% para 6,05%.
Houve redução também na previsão de aumentos dos preços de serviços públicos (energia elétrica, telefonia e outros) e combustíveis, que passou de 7,03%, na semana passada, para 7%.
A única estimativa de aumento foi a do IPC-Fipe – Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo -, que passou de 5,44% para 5,46%. O IPC-Fipe refere-se apenas aos preços da capital paulista.