Cresceu a percepção dos brasileiros de que, no governo Lula, a corrupção aumentou no país. No mês de maio, 31,2% acreditavam que a corrupção estava aumentando, muito ou pouco. Em julho, esse percentual aumentou para 40,3% dos entrevistados. Uma parcela semelhante da população considera que a corrupção permanece "como sempre esteve" no país (41,8%) – em maio, eram 45,4%.
Já o percentual dos que acham que a corrupção no país diminui com o governo Lula caiu de 17,45% em maio para 13% no mês de julho. Os dados estão na 77ª rodada da pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT/Sensus) feita pelo Instituto Sensus e divulgada hoje (12) em Brasília.
A pesquisa também revela que a população passou a acompanhar mais as notícias sobre a suposta corrupção nos Correios e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar essas denúncias. Em maio, 51,2% tinham conhecimento ("têm acompanhado" ou "ouviram falar") das denúncias de corrupção nos Correios. Em julho, esse índice subiu para 77,1% dos entrevistados.
Dos que acompanham as denúncias nos Correios, 43,3% avaliam que a CPI vai apurar adequadamente os fatos, contra 33,4% que achavam isso em maio, uma variação de cerca de 10 pontos percentuais. A avaliação de que a CPI não vai apurar adequadamente as denúncias passou de 37,4% em maio para 48,4% no mês de julho.
A 77ª rodada da pesquisa CNT/Sensus ouviu duas mil pessoas, no período de 5 a 7 de julho de 2005, em 24 estados das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.