Inaugurado em 2 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba comemora 47 anos na próxima terça-feira (2) com uma boa novidade: a realização da primeira pesquisa oficial sobre o público usuário, ponto de partida de uma nova estratégia de gestão compartilhada entre poder público e iniciativa privada.
Entregue na semana passada pela prefeitura aos comerciantes do Mercado, a pesquisa retrata não só o perfil do usuário como mudanças nos hábitos de consumo. Por semana, passam pelo Mercado Municipal 43,1 mil pessoas, a maioria (64,27%) desacompanhados.
Ao contrário do que indicavam as sacolas de hortifrutigranjeiros nas mãos dos consumidores, a maior parte (41,73%) direciona hoje em dia seus gastos para outros produtos alimentícios. São 31,90% os que vão ao Mercado Municipal em busca de frutas, verduras e legumes. O restante se divide entre praça de alimentação, serviços e pesquisa de preços.
Novo Horário
A pesquisa, realizada pela Prefeitura em maio, ouviu 2.583 pessoas e um dos primeiros resultados, segundo o secretário municipal do Abastecimento, Antonio Poloni, deve ser a alteração no horário de funcionamento. A maioria (24,05%) das sugestões apresentadas pelos entrevistados é de ampliação do horário – atualmente das 6h às 18h de terça-feira à sábado; das 6h às 14h nas segundas-feiras e das 6h às 13h nos domingos, dia em que a Praça de Alimentação funciona até 15h.
"Uma das primeiras respostas à sociedade será a mudança de horário do Mercado, que pode ser estendido ao período noturno, desde que atenda às necessidades de comerciantes e consumidores", afirma Poloni.
Dias
Sábado é o dia da semana preferido por 21% dos entrevistados, seguido pela sexta-feira (16%). A segunda-feira é o dia com menor número de preferências, 8%. Os horários de maior freqüência não se alteram durante a semana, mesmo nas segundas-feiras e domingos.
O período da manhã concentra mais pessoas (63%) no Mercado Municipal: 39% preferem o horário entre 9h da manhã e meio dia, e 24% freqüentam o Mercado ainda mais cedo, entre 6h e 9h. "A praça de alimentação, e o fato de poder aproveitar o horário de almoço para fazer compras talvez explique a maior freqüência nesses períodos", afirma o diretor da rede comercial de Abastecimento, Luiz Dâmaso Gusi.
A alteração do horário foi discutida pelos permissionários durante a apresentação da pesquisa na semana passada. A Prefeitura também incluiu no debate a necessidade de estabelecer um novo padrão de comunicação visual que não polua o ambiente e ao mesmo tempo incentive e facilite o trânsito dos freqüentadores a outras áreas.
Depois da mudança de horário de atendimento, a segunda maior reivindicação dos usuários (6,85%) é a ampliação dos espaços de estacionamento, uma medida que, segundo o secretário Antonio Poloni está em estudos. O carro é o meio de transporte mais utilizado por quem vai ao Mercado (56,68%). O restante prefere ir a pé (20,75%) ou utiliza ônibus (20,63%).
Perfil
A pesquisa mostra também a necessidade, que será estudada pela Prefeitura e permissionários, de novos atrativos para um público mais jovem. O dado de que mais da metade dos usuários (64,27%) tem por hábito ir sozinhos ao Mercado, somado ao fato de que a maioria (55,9%) tem entre 30 e 54 anos de idade, aponta a falta de atrativos para jovens e até mesmo crianças", afirma Guzzi.
A maioria (77,73%) dos usuários do Mercado Municipal tem escolaridade de segundo grau a superior. São 40,26% com curso superior completo, 10,49% superior incompleto e 26,98% segundo grau completo. Outros 9,56% têm primeiro grau.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) a pedido da Secretaria Municipal do Abastecimento, no período de 09 a 15 de maio. Foram ouvidas 2.583 pessoas – 1.312 homens e 1.281 mulheres. A metodologia incluiu contagem e entrevistas.