O depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, na semana passada, atingiu negativamente a imagem do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa telefônica feita pelo Ibope dois dias depois, em 16 e 17 deste mês. Dos 1.400 entrevistados, 39% disseram que a imagem de Lula piorou depois do depoimento e 24% consideram que o presidente também está envolvido no escândalo do "mensalão" denunciado pelo ex-presidente do PTB.
Segundo o Ibope, 34% dos ouvidos consideram que Lula e o PT traíram seus compromissos de campanha, 15% acham que eles não traíram e 46% acham que ainda é cedo para avaliar. O sentimento de traição é maior entre as pessoas com grau superior de educação, para 47% das quais Lula e o PT traíram os compromissos eleitorais, enquanto que apenas 14% disseram que isso não aconteceu.
A pesquisa foi encomendada pelo PL, do vice-presidente José Alencar, e do deputado Valdemar Costa Neto (SP), presidente da legenda e que foi diretamente acusado por Jefferson de participação no "mensalão" (suborno de parlamentares do PL e do PP mediante uma mesada de R$ 30 mil). A margem de erro da pesquisa é de 2,6% para mais ou para menos.
Embora a imagem do presidente tenha sido bastante prejudicada pela divulgação do escândalo, apenas 14% dos pesquisados acreditam que Lula corre o risco de perder o mandato por causa do escândalo de corrupção. A maioria dos entrevistados (43%), porém, considera que ainda é cedo para avaliar e 41% acreditam que Lula não corre o risco do impeachment.
O Ibope apurou, ainda, que para a opinião pública os principais envolvidos no escândalo são Delúbio Soares (59%), Roberto Jefferson (56%), José Dirceu (55%), Valdemar Costa Neto (47%), José Janene (45%), Pedro Corrêa (43%), Sando Mabel (41%) e o presidente Lula (24%).
A percepção popular sobre o envolvimento dos políticos no escândalo não faz distinção partidária e considera que políticos de todos os partidos participaram do esquema de corrupção.
Embora a denúncia de Jefferson tenha circunscrito o "mensalão" ao PT, cujo tesoureiro, Delúbio Soares, seria o operador do suborno, e aos deputados das bancadas do PP e do PL, que o receberiam, para 43% dos entrevistados "muitos deputados de todos os partidos recebiam o suborno" e 47% acham que "alguns deputados de todos os partidos o recebiam".
A crença na existência do "mensalão" também é grande. Segundo o Ibope, 24% da opinião pública acredita que a denúncia é totalmente verdadeira, 37% a consideram mais verdadeira que falsa, 17% mais falsas que verdadeiras e somente 10% dizem que a denúncia é totalmente falsa.
A imagem do PT piorou mais que a do presidente: 52% dos entrevistados ficaram com uma imagem negativa do partido. O PL e o PTB foram menos afetados. Para 44% dos entrevistados, a imagem do PL piorou e para 46% a imagem do PTB também piorou. A denúncia não beneficiou seu autor. A imagem do deputado Roberto Jefferson foi tão afetada quanto a do PT: 52% das pessoas ouvidas passaram a ter o ex-presidente do PTB em pior conta.